|
|
|
|
O DIREITO À CIDADE EDUCADORA – Património e Identidade Cultural |
BOLETIM DA EDUCAÇÃO #469 ~ JANEIRO 2024 |
|
|
Mediação Patrimonial - "Viagens pelo Património Cultural" |
|
Este programa educativo, inovador em termos autárquicos tem como objetivos fomentar a descoberta e o interesse pelo Património Cultural do concelho de Vila Nova de Famalicão, dar a conhecer aos mais jovens o valor dos bens culturais, materiais e imateriais, para a construção do conhecimento do território, da comunidade e da sua identidade, reconhecendo a importância do património e da história local, apoiar o desenvolvimento das aprendizagens essenciais da disciplina de Estudo do Meio e incentivar os alunos a serem promotores junto das suas famílias e outras pessoas, das temáticas e dos espaços apresentados. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas Terras do Ave |
|
|
|
|
|
|
Cantar de Reis e das Janeiras |
|
Foram muitos, os momentos de alegria, partilhados entre todos.
Os cantares de Reis, ou reisadas, decorre desde o Natal até ao Dia de Reis. As janeiras decorrem durante todo o mês de janeiro. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas D. Maria II |
|
|
|
|
|
|
"Projeções - Conversa com Jovens Cineastas" |
|
A sessão "Projeções- Conversa com Jovens Cineastas" teve como
objetivo principal a divulgação das obras cinematográficas premiadas na
última edição do festival, junto do público escolar.
Através do visionamento e da discussão das obras, os alunos tiveram uma oportunidade exclusiva de celebrar o cinema. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas de Ribeirão |
|
|
|
|
|
|
Derrubando fronteiras - eTwinning no AE de Ribeirão |
|
O projeto "Toys and Games of my Region" mergulhou nas tradições lúdicas de diferentes regiões, explorando a diversidade cultural através da criação e partilha de brinquedos e jogos tradicionais. Esta abordagem única proporcionou uma experiência educativa enriquecedora, promovendo a interação intercultural e fortalecendo os laços entre os participantes. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco |
|
|
|
|
|
|
Projeto Marka na promoção do património local |
|
Com o objetivo de articular o património local com o currículo nacional, o Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco concebeu o Projeto Marka, que, na vertente cultural, promove o estudo do tema e das principais personalidades famalicenses associadas, através de uma parceria com o Museu Bernardino Machado. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas D. Sancho I |
|
|
|
|
|
|
"Conhecer o patrono" |
|
A título de exemplo, na Escola E.B.1,2 Dr. Nuno Simões dinamizou-se a ação "Conhecer o patrono", que envolveu as turmas do 1.º e 2.º ciclos (3.º, 4.º e 6.º anos), com o apoio dos docentes de Estudo do Meio, História e Geografia de Portugal, Ed. Visual, TIC, e a colaboração Biblioteca da escola. Na sequência da sessão "À conversa sobre Nuno Simões", dinamizada pela Mestre Arminda Ferreira, os alunos foram desafiados para recriarem a biografia e face de Nuno Simões. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado |
|
|
|
|
|
|
Fortalecendo Vínculos Culturais Comunitários além das salas de aula |
|
Um exemplo vivo desse compromisso é a tradição mantida pelos alunos da escola de cantar os Reis ou as Janeiras. Estas práticas, que remontam a tempos antigos, são muito mais do que meras canções sazonais - são laços que unem as gerações, ligando o presente ao passado e transmitindo valores culturais essenciais. No AEPBS, essa tradição é cuidadosamente cultivada e celebrada, proporcionando aos alunos uma oportunidade de participar ativamente na preservação e promoção da nossa identidade local. |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Agrupamento de Escolas de Gondifelos |
|
|
|
|
|
|
Património e Identidade Cultural |
|
Um povo sem identidade e que não protege o seu património será um povo sem memória histórica e com um futuro cada vez mais nebuloso vazio e sem referências. Por isso conservar a identidade e a memória histórica através da preservação do património existente é imperioso.
Temos vários exemplos de património histórico no concelho de Famalicão sendo um deles o mosteiro de São Salvador de Arnoso, em Arnoso. |
|
|
|
|
|
|
|
|
Corta Mato Macional escolar arranca na Didáxis |
|
No dia 19 de janeiro, realizou-se a primeira fase na Didáxis, com a participação de 128 alunos. O sucesso desta atividade só foi possível graças à colaboração de todos! A Didáxis agradece à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e à Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que foram fantásticos no apoio logístico e operacional demonstrados. |
|
|
|
|
|
|
|
|
"Open Day" está de volta à Lusíada |
|
O Lusíada Open Day permitirá aos futuros alunos universitários a oportunidade de esclarecer os diversos contextos de formação e de desenvolvimento dos cursos ministrados na Universidade, bem como escolherem o caminho de estudo que melhor se adapta às suas próprias ideias e interesses. Ao longo do dia, a comunidade académica responsável pela organização do Lusíada Open Day mediará uma variedade de atividades diferenciadas, nomeadamente palestras, seminários, ateliês, concertos de música, jogos, simulações, trabalhos de laboratório, workshops ou sessões informativas, orientados para os programas de estudo que a Universidade oferece. |
|
|
|
|
Edição - Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | Divisão Municipal de Educação
Coordenação - Augusto Lima, Vereador da Educação e Ciência |
|
Morada:
Praça Álvaro Marques,
4764-502 Vila Nova de Famalicão |
Telefone:
252 320 900
(Chamada para a rede fixa nacional) |
E-mail:
boletimdaeducacao@famalicao.pt |
|
|
|
|
|
|
Copyright © | Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão | Todos os direitos reservados | handmade by brainhouse
Se pretender não receber esta newsletter por favor clique aqui ›› |
|
|